domingo, 31 de março de 2013

Bem-vindos ao Jornal Sud Mennucci!

O Jornal Sud Mennucci foi uma criação voluntária dos alunos/estudantes de Ensino Médio da escola Estadual Sud Mennucci (Piracicaba/SP) com a finalidade de desenvolver suas aptidões jornalísticas. Tais alunos ainda estão desenvolvendo suas capacidades intelectuais e pretendem esforçar-se ao máximo para a elaboração de seu projeto, garante a estudante Mayara Cecília, 15 anos.
Apesar de o Jornal Sud Mennucci contar com cerca de 10 alunos, Luana Silva, 16 anos, acolhedora dos alunos da 1° Escola de Período Integral de Piracicaba (Sud Mennucci), garante que é o Clube Juvenil mais estabilizado e organizado da escola. Ainda disse em entrevista que, o Clube Juvenil de Jornalismo, tem tudo para dar certo.

Procurando por patrocínio, os alunos Rafael Bezerra e Mayara Cecília, ambos do Clube Juvenil de Jornalismo, procuraram a jornalista Adriana Ferezim (Gazeta de Piracicaba) que estava cobrindo uma reportagem do movimento Pula-Catraca no dia 28 de Março no Terminal Central. Em resposta, Adriana Ferezim, afirmou que havia tentando fazer uma matéria para a Gazeta dentro da escola Sud Mennucci, mas que fora impedida pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Continuou dizendo que, antes de qualquer coisa, ela precisaria de uma autorização direta do Diretor da escola para até mesmo, poder ajudar o Clube Juvenil de Jornalismo. Os alunos Mayara Cecília e Rafael Bezerra disseram à Adriana Ferezim que iriam conversar segunda feira (01/04) com o Diretor da escola Sud Mennucci para agendar um horário para a sua presença dentro da escola.

Polêmica envolvendo o novo modelo de escola de período integral

O novo modelo de escola período integral proposta pelo Ministério da Educação vem gerando polêmica entre pais e professores. Isso por que a escola de período integral propõe mudar o currículo escolar do ensino fundamental retirando as disciplinas de História, Geografia e Ciência.
A nova diretriz vale para as 297 unidades que já estavam no programa desde 2006 e excluem as 21 escolas que não migraram para o novo modelo de ensino integral - criado em 2012 para o ensino médio e estendido para o fundamental neste ano.

Assim, até a 3.º série do ensino fundamental, os alunos dessas 297 unidades não terão aulas de ciências físicas e biológicas, história e geografia - mesmo ficando na escola ao menos por 8 horas. Até ano passado, havia sete aulas semanais dessas disciplinas.
Por outro lado, os alunos dessas escolas terão 15 aulas de língua portuguesa por semana no 1.º e 2.º anos (respondendo por 60% da carga semanal). O restante será ocupado por matemática, com seis aulas (25% da carga semanal), e educação física/arte, com quatro aulas. No 3.º ano, sobe a carga de matemática (para 40%) e cai a de língua portuguesa (para 35%). Só nos 4.º e 5.º anos os alunos passarão a aprender ciências, história e geografia, o equivalente a sete aulas.

A Secretaria da Educação argumenta que a reformulação do currículo escolar dentro das escolas de período integral do ensino fundamental tem “o objetivo é deixar o currículo mais atraente”.

Um comentário:

  1. Parabéns ! escrevem muito bem, realmente ! vocês têm tudo para da certo com toda certeza, e vejo que o clube juvenil de Jornal está em absoluto progresso, vou estar acompanhando tudo, e não porque conheço a escola, mais sim por ser um ótimo conteúdo de leitura e informação.
    beijos.

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